O VI Congresso de Cientistas Adventistas teve como principal intuito mostrar à comunidade as produções de pesquisadores adventistas no Brasil e ao redor do mundo. Além disso, abordou assuntos com profundidade acadêmica e linguagem acessível para que públicos de diferentes áreas pudessem compreender os temas. O encontro foi realizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, entre os dias 17 e 19 de outubro.
A primeira edição ocorreu em 2020, em meio à pandemia de Covid-19. A partir daquele momento, alicerçou-se como um espaço para a discussão acadêmica direcionada para pesquisadores adventistas das mais diversas áreas do conhecimento, desde a Teologia às ciências exatas. Neste ano, o encontro contou com palestras, painéis, oficinas práticas e espaços para networking.
Leia também:
- Por que os adventistas defendem o criacionismo bíblico
- Esclarecendo alguns mal entendidos acerca do criacionismo
O Congresso de Cientistas Adventistas promove interação, troca de conhecimento e um fortalecimento efetivo da comunidade científica adventista. Isso proporciona uma integração entre fé e ciência, um dos pilares da comunidade acadêmica do UNASP.
Para o vice-presidente dos Cientistas Adventistas, o doutor Cosme Figueiredo, o congresso é um espaço para estabelecer um diálogo conciso entre fé e ciência, além de estimular a busca por conhecimento. “O propósito é apresentar a verdadeira ciência para a Igreja e a sociedade, com a missão de produzir, difundir e fomentar o conhecimento das verdadeiras revelações escrita e natural de Deus”, afirma.
O evento reuniu pessoas de todo o país, como é o caso da professora de parasitologia da Universidade do Estado do Amazonas, Liliane Rocha. Para a manauara, o evento foi muito positivo. “Além de ter tido a oportunidade de conviver com pessoas que antes eu só tinha contato de forma online, pude obter conhecimento e trocar informações importantes não apenas para a ciência, mas que fortaleceram a minha fé”, declara a participante.
Valorização de iniciativas e discussões acadêmicas
O UNASP acredita no desenvolvimento da ciência e da educação como missão. A instituição compreende que apoiar programas como este, desde o seu início, não apenas fortalece a comunidade acadêmica e os pesquisadores de mesma fé, mas também impacta positivamente a produção de conhecimento deste grupo para a igreja e a sociedade.
O pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional e um dos palestrantes do evento, doutor Allan Novaes, reitera o compromisso da instituição com a pesquisa acadêmica e o fortalecimento da comunidade. “Sediar este evento é apenas uma das várias formas que o UNASP encontra de demonstrar o quanto valoriza o trabalho dessa rede e o quanto espera que ela prospere”, garante.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

