Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Publicidade

Líder mundial da Igreja Adventista incentiva membros a avançarem juntos e se concentrarem na missão

Publicada em: 15/10/2025 15:02 -

Erton Köhler faz um apelo para que se mantenha o foco na missão de forma integrada, “sem deixar ninguém para trás.”


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Erton Köhler, presidente da Associação Geral, apresenta o sermão durante o Concílio Anual de 2025 em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos. [Foto: Thaise Snider / ANN]
Erton Köhler, presidente da Associação Geral, apresenta o sermão durante o Concílio Anual de 2025 em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos. (Foto: Thaise Snider / ANN)

Erton Köhler, presidente da Associação Geral (AG), a sede administrativa mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pediu aos membros do Comitê Executivo que participam do Concílio Anual que deixem de lado suas diferenças e optem pela unidade para a missão.

Em seu primeiro discurso durante o Concílio Anual de 2025, reunião administrativa realizada em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos, Köhler celebrou a riqueza da família adventista mundial e destacou que a igreja é mais forte quando avança unida.

Leia também:

“Todos os anos, quando nos reunimos para o Concílio Anual, representamos a beleza da nossa família eclesiástica mundial”, disse Köhler ao dar as boas-vindas às centenas de membros do CE presentes na sede mundial da igreja e àqueles que acompanhavam o culto online no dia 11 de outubro. “Somos uma família com mais de 24 milhões de irmãos e irmãs. [...] Nesta manhã, vocês representam cada um dos nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo.”

Köhler destacou a ideia de que a igreja é uma família: “Somos uma bela família, formada por muitas cores, culturas e idiomas, mas unidos pela mesma mensagem, pela mesma esperança e pela mesma missão”, afirmou. 

Unidade apesar das diferenças

Segundo Köhler, o grande desafio da igreja é manter um forte espírito de família, “tratando uns aos outros com amor, paciência e o espírito de Cristo”, apesar das diferenças. A chave, enfatizou, é “focar muito mais naquilo que nos une do que naquilo que nos divide”, pois “nosso chamado não é ampliar nossas dificuldades, mas abraçar cada oportunidade que o Senhor nos dá”. Ele acrescentou: “Sejamos uma família que avança firmada na Bíblia e focada na missão. Sempre juntos, sempre integrados. Não competindo uns com os outros, mas completando uns aos outros.”

Há uma razão por trás disso, explicou o líder: “Se avançarmos sozinhos, duplicamos nossos esforços, mas alcançamos apenas metade dos resultados. Mas unidos e integrados, podemos fazer muito mais pela causa de Deus.”

Sem deixar ninguém para trás

Com base nas palavras de Moisés ao Faraó em Êxodo 10:9: “Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas”, Köhler fez um apelo para que avancemos juntos. Ele também convidou a incluir até mesmo aqueles que fazem parte da “multidão mista”, que são diferentes de nós.

“Hoje, a multidão mista é um chamado para a missão”, afirmou. E a nossa missão é “buscar e salvar as mesmas pessoas que Jesus veio buscar e salvar. Precisamos olhar para as pessoas com uma visão redentora. Ser distintos sem ser distantes”, enfatizou, “sem deixar ninguém para trás.”

Nesse sentido, Köhler apelou para que avancemos não apenas “com aqueles que veem as coisas como nós”. Ele então mencionou vários grupos que devem fazer parte da nossa caminhada rumo ao céu, incluindo “os idosos e os jovens”, “todos aqueles com limitações” e “aqueles que pensam de maneira diferente, mas também são fiéis à Palavra de Deus.” 

Unidade
Erton Köhler, presidente da Associação Geral, apresenta o sermão durante o Concílio Anual de 2025 em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos. (Foto: Thaise Snider / ANN)

Ele também mencionou voluntários, funcionários, professores, pastores e todos os profissionais de saúde. Editores, colportores, centros médicos, apresentadores e influenciadores também foram incluídos. Ministérios de apoio, missionários e aqueles que servem como “fabricantes de tendas” (termo usado para descrever missionários que se sustentam financeiramente com seu próprio trabalho enquanto compartilham o evangelho) ou em áreas remotas também foram lembrados.

“Apesar da polarização. Apesar do individualismo. Apesar do nacionalismo. Apesar de outras ideologias e atitudes extremistas em nome da religião. Vamos todos juntos!”, exclamou Köhler.

Seguindo juntos, unidos

De acordo com ele, “não podemos aceitar a crença de que, em tempos de polarização, nossa unidade só acontecerá depois de um alinhamento político. [...] Não podemos permitir que questões políticas sejam mais fortes do que o poder da Palavra de Deus. Nosso desafio não é escolher lados, mas unir todos os lados.”

Ele acrescentou: “Mais do que nunca, precisamos orar pela unidade, trabalhar pela unidade e abrir nossos corações para termos um espírito de unidade. Precisamos seguir juntos, unidos.”

O presidente mundial da Igreja Adventista explicou que “Jesus não está apenas preparando um lugar para nós, mas preparando o nosso coração para estarmos prontos para esse lugar.” Por isso, “precisamos avançar juntos — e com o mesmo foco. Isso nos manterá firmes.”

De forma integrada

Köhler enfatizou que, se desejamos alcançar juntos a Terra Prometida e levar outros conosco, devemos manter a Bíblia como nossa base e a missão como nossa prioridade. E então, “avançar de forma integrada.”

Ele explicou: “Juntos, de maneira integrada, podemos fazer mais, fazer melhor e abrir a porta para a atuação do Espírito Santo.” 

Unidade
Erton Köhler, presidente da Associação Geral, apresenta o sermão durante o Concílio Anual de 2025 em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos. (Foto: Thaise Snider / ANN)

Ele reconheceu que a integração e a unidade têm um custo uma vez que “deixar de lado planos pessoais e projetos regionais tem um preço. Mas é o único caminho para avançarmos como um só corpo e impactarmos o mundo.” Isso exigirá esforços conscientes, altos investimentos e flexibilidade, enfatizou Köhler. “A integração e a unidade sempre têm um preço, mas também trazem recompensas imensas.”

Unidade em Cristo

Ao mesmo tempo, Köhler destacou que a verdadeira unidade não depende de nós nem da nossa capacidade, mas vem da nossa união com Cristo.

“Por melhores que sejam nossas intenções e planos, se o Senhor não estiver à frente deles, não conseguiremos avançar juntos”, disse. “Somente Ele pode remover o amor egoísta — aquele que busca uma igreja à minha imagem e semelhança — e substituí-lo por um amor altruísta, que se preocupa com os outros e abre caminho para um movimento integrado e unido. Vamos todos juntos! E, se formos juntos, podemos esperar grandes milagres de Deus.”


versão original desta matéria foi publicada pela Adventist News Network.

 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...